terça-feira, 19 de junho de 2012

Quem Somos!




Histórico
A Escola Municipal Jaime Costa está situada à Rua Mucio Teixeira,n°25 – Cavalcanti.
          Tendo começado a funcionar em setembro de 1968, apresenta como currículo a formação de quase cinco gerações das comunidades de Cavalcanti e adjacências. Já na década de 80 veio a sofrer uma grande intervenção de caráter estrutural que revitalizou sua aparência, sendo reinaugurada em 20 de Setembro de 1985, às vésperas de completar sua maioridade. Recebeu o nome do insigne ator Jaime Costa como forma de homenagem póstuma à sua imensurável contribuição à cultura brasileira.
          Atualmente seu corpo docente é formado por 32 professores que distribuídos, atendem a uma clientela que varia do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental regular em dois turnos, manhã e tarde, no curso diurno e também o Projeto de Educação de Jovens e Adultos PEJA II, com quatro turmas no curso noturno.

Projeto Político Pedagógico
Escola Ética
Nosso PPP busca contemplar o atendimento de carências detectadas durante debates que nortearam a construção coletiva de nosso projeto. Dessa forma a E. M. Jaime Costa entende que a Ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem norteando a sua conduta individual e social. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade.
          Dessa maneira, a ética é universal, enquanto estabelece um código de condutas morais válidos para todos os membros de uma determinada sociedade e, ao mesmo tempo, tal código é relativo ao contexto sócio-político-econômico e cultural onde vivem os sujeitos éticos e onde realizam suas ações morais.
          A Escola Municipal Jaime Costa inserida neste contexto social não pode se furtar o direito, nem tampouco se negar ao dever de participar ativamente desta busca de recuperação e da valorização de conceitos esquecidos por boa parte da população e, consequentemente, de nossos alunos. Ainda que se entenda que o resgate ora proposto seja um empreendimento de caráter social consideravelmente abrangente, isto é, da base da sociedade à superestrutura estatal, é fato que a escola (enquanto instituição social), juntamente com a mídia, assume posição de destaque nesse cenário em que os valores supracitados se apresentam em franco processo de corrosão estrutural.
            O alcance dos objetivos traçados a partir do estudo da realidade da clientela que a E. M. Jaime Costa atende, só se tornará tangível com a adoção de uma diretriz de trabalho que regule e monitore o desenvolvimento da proposta de uma forma metodológica adequada às necessidades dos alunos e à capacidade de cooperação de cada elemento do corpo docente. Para tanto se elaborou, a partir de reuniões pedagógicas específicas para o estudo da matéria, o presente projeto que fundamenta as ações propostas e executadas em nossa escola na busca dos objetivos anteriormente citados.

Um comentário:

  1. Estudei nessa escola ano de 1981, tenho ótimas lembranças, uma escola mt disciplinada, mt boa, saudades...

    ResponderExcluir